Seguinte,

Fiz testes alterando o REMOTE_LISTENER e efetuando a conexão direto no
banco, sem usar o SCAN. Foi assim que funcioniou.

Estava testando o balanceamento da versão 11107, o qual era configurado
manualmente e precisava dessa característica ativa.

O *bão* foi que o mesmo balanceamento na versão 11202 foi muito mais prático
de fazer com scan e srvctl.

[]s