Pois é,

Se observarmos, a Oracle vem separando os papéis há algum tempo. Muitos DBAs
questionaram esse caminho, porque pensaram que a Oracle estava tirando parte
do serviço de um DBA. Mas não, o que ocorreu é que novos métodos foram
lançados e os DBAs tem que se aperfeiçoar mais para fazer seu trabalho
melhor.

Além de tudo, temos que estudar para entender todas essas mudanças. Isso vai
ajudar a entendermos da estrutura sempre que for necessário negociá-la com
outras áreas.

Acho que é isso.

[]s