Carlos, veja lá : se esse "diretamente do Oracle" a que vc se refere é usando
um recurso nativo do rdbms Oracle, SEM nenhum software extra E sem depender do
software-cliente que vc está usando pra acessar o banco, a resposta é NÃO, vc
Não Tem um built-in nativo nos pra um formato o RDBMS Oracle que exporte dados
diretamente pro Excel, E também não tem um built-in nativo que gere um arquivo
com os dados que legível pelo Excel sem programar nada E sem instalar nada/usar
nada externo ao banco...

 As suas alternativas são :

 1. escrever uma mínima programação, um script SQL ou PL/SQL pequeno e simples
que gere um arquivo legível pelo Excel

 ou

 2. usar um programa EXTERNO ao rdbms que tenha a funcionalidade de gerar
arquivo com os dados : há muitos que fazem isso, Inclusive freewares tais como
o Oracle SQL Developer, da própria Oracle

 ou

 3. usar um programa EXTERNO ao rdbms que leia dados do Oracle e envie pro
Excel diretamente : há muitos disponíveis (principalmente softwares de
BI/análise de dados, quase todos tem essa capacidade), mas a maioria são pagos
E vc terá que os instalar/configurar - googla que vc acha umas tantas opções

 ou

 4. INVERTER a mão de direção, ie, pedir para o Excel conectar no rdbms Oracle
e trazer de lá a informação : isso vai exigir um pouquinho de programação
(afaik Não Há nenhum produto plugin que vc adicione no Excel e te dê essa
capacidade), e pode ser feito programando no Excel em VBA e com os drivers
apropriados (pode ser até por ODBC, mas normalmente o indicado é o Oracle for
OLEDB, veja
http://www.oracle.com/technetwork/database/windows/index-094977.html )

 ou

 5. programar em algo EXTERNO ao database : aí as opções abundam, vão desde
Java (por exemplo,
http://www.oracle.com/technetwork/articles/saternos-broadcast-089543.html ) ao
Access, ao VB, Delphi, trocentas opções : vai depender de que tools/linguagens
vc tem e conhece/domina

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Carlos Pinto" <carlos.pintoo@...> escreveu