Observação importante que esqueci : como vc deseja Automatizar o procedimento,
muito provavelmente as opções 2. e  3. (usar um programa externo pronto que
faça a transferência e/ou que gere o arquivo, sem programação nenhuma) não vão
ser cabíveis , a maioria dos programas externos que conheço são online,
não-automatizáveis facilmente... Então programar um pouquinho (no banco ou no
excel ou no sqplus via script ou com outra tool/linguagem) vai sim ser
necessário, afaik...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, José Laurindo <jlchiappa@...> escreveu