Tiago, vamos tentar te orientar : primeiro de tudo, é *** MUITO **** , mas
*** MUITO  MESMO ****, difícil vc entrar na área diretamente como DBA, sem
experiência nenhuma de utilização do banco, só com o conhecimento teórico - as
Empresas normalmente exigem que a pessoa tenha trabalhado uns 2 ou 3 anos
utilizando o bd Oracle (seja como Desenvolvedor seja como usuário final
avançado  de uma aplicação que usa Oracle, algo assim ) : isso porque a teoria
na prática é outra, as verbas de treinamento interno com a economia atual cada
vez mais rareiam, e (não só em TI, mas principalmente) a exigência de
produtividade é cada vez mais alta , sempre se quer alguém que já tenha uma
noção prática que o ajude a começar mais rapidamente... Podemos não concordar
com isso (eu mesmo não concordo, acho que o investimento que se faz ao pegar um
recém-treinado e moldar à cultura de Empresa, à política de trabalho dela, no
final resulta necessariamente em qualidade maior), mas é isso que se vê por
aí...
  Sendo assim, eu diria que sim, vale a pena vc investir em desenvolvimento,
ficar uns poucos aninhos desenvolvendo, pra pegar experiência e depois ir pra
DBA - eu fiz isso, e acho que me ajudou muito, vc imho se torna um DBA muito
melhor tendo antes trabalhado como utilizador do banco... Agora, respondendo às
suas perguntas :

 1. Como eu disse , pode sim valer a pena investir um tempo e uma $$ como
desenvolvedor, que em tese deve ser mais fácil de iniciar e vc acumula
experiência pra depois ir pra parte de DBA, mas saiba que :

  a. hoje em dia (feliz ou infelizmente) qquer trabalho de Desenvolvimento
exige que a pessoa conheça MÚltiplas tecnologias/linguagens/tools,
principalmente por causa da web... Então não vai ser um e apenas um treinamento
que vc vai fazer. imagino...

  b. valerá a pena vc investir no Oracle Developer (Forms/Reports) apenas se no
local em que vc pretende trabalhar vc ver que a demanda está alta, que vc está
encontrando várias oportunidades que pedem essa tecnologia ....  Vc está
fazendo esse investimento, lembremos, não pra conhecimento apenas mas sim com o
objetivo muito definido de se colocar como desenvolvedor, então só vale a pena
se realmente vc detectar uma demanda pra isso, que Realmente vc espera ter
retorno imediato ... Isso tá claro ???
   Essa análise de demanda (e não geral, mas demanda pra vc, na sua região, nas
vagas que vc está se candidatando) vale pra qquer treinamento mas EM ESPECIAL
tem que ser feita e muito cuidadosamente pro caso do Oracle Developer : por
causa dos custos e dos fatores que citei em outras msgs  as versões mais
recentes do developer já não tem mais a amplíssima penetração que tinha antes :
hoje há Empresas que estão usando o Developer (principalmente se conseguem
diluir os custos, por exemplo porque tem um contrato all-inclusive com a
Oracle, ou porque possuem dependências dele, como O Oracle EBS), ** MAS ** há
muitas também que rejeitaram o Developer... Repito, analise cuidadosamente se
para você, aí na sua região, com o seu perfil, realmente como está a demanda...

  2. não necessariamente vc tem que conhecer java pra treinamento de Weblogic :
o pacotão weblogic inclui um transaction manager , um webserver e um
application server que em tese podem ser usados com muitas
tool/linguagens/opções de desenvolvimento, não obrigatoriamente Java. Assim,
embora Java seja de longe a mais popular quando se fala nele, afaik isso Não É
exigido pra vc fazer um treinamento com weblogic...

 OBS : Lembro apenas que, ainda como consequência do tópico a. acima ,
facilmente entre as tecnologias que podem ser cobradas de vc pra desenvolver
está Java, sim... Não tem jeito, mesmo que for pra uma vaga pra desenvolver com
Oracle Developer, um conhecimento de html, de xml, de Java, de scripting (seja
com o que for, awk, perl, php, o que puder), de SQL avançado, de ODBC/JDBC (pra
conectar com outras fontes de dados) e coisas assim são diferencial...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Tiago Silva <ts.tiagosilva@...> escreveu