Citando a frase de nosso amigo!

“vou iniciar o desenvolvimento de aplicativos utilizando ferramentas 10G.”

Manutenção ok? Porém, não acredito que compense investir em novos
aplicativos em uma tecnologia que sim, SERÁ descontinuada!

De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:oracle_br@yahoogrupos.com.br] Em
nome de José Laurindo
Enviada em: segunda-feira, 16 de maio de 2011 10:45
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [oracle_br] Re: FORMS/REPORTS 10G

Pmfji, mas cabem algumas considerações : absolutamente, completamente, NÃO
HÁ uma data de descontinuidade/aposentadoria do Forms/Reports, nem previsão
disso acontecer - ao contrário, na página oficial dele em
http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/forms/overview/index.html
a Oracle reafirma o compromisso dela em manter o dito cujo, e realmente há
pouco saiu inclusive a versão 11 mais atual dele .... E na mesma página é
lembrado também que a própria Oracle usa esses caras Pesadamente nos
aplicativos dela (tal como o Oracle E-Business Suite) , então medo de ficar
sem a tecnologia acho que não se deve ter...
O que existe SIM é que o mercado não tem aceito bem as "novas"
implementações web-only do Forms , pelas causas abaixo citadas
principalmente, então cada vez mais diminuem os sites de suporte mantidos
por usuários, diminuem a qtdade de grupos de usuários, de livros de apoio,
enfim, de referências e Suporte fora da Oracle, e isso Tem que ser levado em
conta - ao cabo, SE os custos maiores do Forms web são absorvíveis pra vc
(digamos, vc já tem um Contrato all-include com a Oracle), e/ou vc hoje já
tem uma equipe experiente em Forms/Reports e/ou tem um volume grande em
legado que não cabe migração e/ou não tem no momento como treinar / fazer o
upgrade dos seus recursos, ENTÃO vc pode investir tranquilo no
Forms/Reports, MAS se todas ou quase todas as causas/alternativas anteriores
são falsas, AÍ SIM vc pode avaliar sair do Forms/reports, mas Não
Obrigatoriamente indo pra Java : neguinho sempre se esquece mas o custo de
implementação, a curva de aprendizado pra quem sai do Forms e vai pro Java
não é pequena, NEM DE LONGE : nos releases mais recentes os complementos do
JDeveloper deram uma diminuída nessa curva mas Com Certeza ainda não está
nem perto da facilidade que era o Forms...
Uma alternativa que está crescendo pra quem tem que sair do Forms/Reports
mas não consegue encarar a curva de aprendizado do Java é o Oracle
Application Express (APEX) , pense nele também se for o caso..

As principais causas de rejeição ao Forms web são :

a. custo maior : ao contrário do modo client/server, o Forms em web EXIGE o
licenciamento de um web server, que tem um Custo e não é baixo

b. exigência maior de hardware/infra-estrutura : por causa do modo como foi
desenvolvida a arquitetura (ie, processamento feito externamente e máquina
cliente só recebendo o resultado, alterações trafegando entre cliente/web
server/database, etc) um ambiente Forms web EXIGE rede mais performática e
servidores com mais capacidade, aplicações com boa lógica de processamento
(esqueça aquelas aplicações aonde pra cada campo na tela cheia de campos
exige-se um processamento não-trivial diferente), e por aí vai

c. exigência técnica maior : ao contrário do Forms client/server, aonde o
programador só usava PL/SQL e poucas built-ins, muitas vezes no Forms web
NECESSARIAMENTE o programador tem que escrever algumas linhas em Java e/ou
html até para tarefas simples de interface visual... De modo similar, muitas
coisas que antes eram feitas por built-in apenas (como executar programas na
máquina do usuário final, imprimir numa impressora local, fazer I/O num
disco da máquina do usuário final, etc) agora exigem complementos Java e/ou
html, como o web_util , que Tem que Ser instalado e configurado, e as
aplicações que usam tais recursos Tem que Ser alteradas para usar o
complemento.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br <mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br>
, Eduardo Schurtz <eduardo.schurtz@...> escreveu