Pmfji, mas cabem algumas considerações : absolutamente, completamente, NÃO HÁ
uma data de descontinuidade/aposentadoria do Forms/Reports, nem previsão disso
acontecer - ao contrário, na página oficial dele em
http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/forms/overview/index.html a
Oracle reafirma o compromisso dela em manter o dito cujo, e realmente há pouco
saiu inclusive a versão 11 mais atual dele .... E na mesma página é lembrado
também que a própria Oracle usa esses caras Pesadamente nos aplicativos dela
(tal como o Oracle E-Business Suite) , então medo de ficar sem a tecnologia
acho que não se deve ter...
 O que existe SIM é que o mercado não tem aceito bem as "novas" implementações
web-only do Forms , pelas causas abaixo citadas principalmente, então cada vez
mais diminuem os sites de suporte mantidos por usuários, diminuem a qtdade de
grupos de usuários, de livros de apoio, enfim, de referências e Suporte fora da
Oracle, e isso Tem que ser levado em conta - ao cabo, SE os custos maiores do
Forms web são absorvíveis pra vc (digamos, vc já tem um Contrato all-include
com a Oracle), e/ou vc hoje já tem uma equipe experiente em Forms/Reports e/ou
tem um volume grande em legado que não cabe migração e/ou não tem no momento
como treinar / fazer o upgrade dos seus recursos, ENTÃO vc pode investir
tranquilo no Forms/Reports, MAS se todas ou quase todas as causas/alternativas
anteriores são falsas, AÍ SIM vc pode avaliar sair do Forms/reports, mas Não
Obrigatoriamente indo pra Java : neguinho sempre se esquece mas o custo de
implementação, a curva de aprendizado pra quem sai do Forms e vai pro Java não
é pequena, NEM DE LONGE : nos releases mais recentes os complementos do
JDeveloper deram uma diminuída nessa curva mas Com Certeza ainda não está nem
perto da facilidade que era o Forms...
  Uma alternativa que está crescendo pra quem tem que sair do Forms/Reports mas
não consegue encarar a curva de aprendizado do Java é o Oracle Application
Express (APEX) , pense nele também se for o caso..

  As principais causas de rejeição ao Forms web são :

  a. custo maior : ao contrário do modo client/server, o Forms em web EXIGE o
licenciamento de um web server, que tem um Custo e não é baixo

  b. exigência maior de hardware/infra-estrutura : por causa do modo como foi
desenvolvida a arquitetura (ie, processamento feito externamente e máquina
cliente só recebendo o resultado, alterações trafegando entre cliente/web
server/database, etc) um ambiente Forms web EXIGE rede mais performática e
servidores com mais capacidade, aplicações com boa lógica de processamento
(esqueça aquelas aplicações aonde pra cada campo na tela cheia de campos
exige-se um processamento não-trivial diferente), e por aí vai

  c. exigência técnica maior : ao contrário do Forms client/server, aonde o
programador só usava PL/SQL e poucas built-ins, muitas vezes no Forms web
NECESSARIAMENTE o programador tem que escrever algumas linhas em Java e/ou html
até para tarefas simples de interface visual... De modo similar, muitas coisas
que antes eram feitas por built-in apenas (como executar programas na máquina
do usuário final, imprimir numa impressora local, fazer I/O num disco da
máquina do usuário final, etc) agora exigem complementos Java e/ou html, como o
web_util , que Tem que Ser instalado e configurado, e as aplicações que usam
tais recursos Tem que Ser alteradas para usar o complemento.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Eduardo Schurtz <eduardo.schurtz@...>
escreveu