Colega, pmfji mas vou tentar responder e ver se te ajudo : primeiro sobre o
pacote .rpm de validação, eu nunca o usei mas ** SEI ** que :

 a) ele foi criado pela Oracle, para listar dependência no Oracle Enterprise
Linux, então (logicamente) ele vai apontar e depois tentar fazer up2dates No
repositório da Oracle e vai pedir um usuário registrado do OEL (Oracle
Enterprise Linux)

 b) ele vai verificar libs da distro Oracle, é INDETERMINADA a compatibilidade
dessas libs pro CentOS : EM TESE deve existir, mas facilmente vc pode ter
issues de releases

==>> Sendo assim, pra mim simplesmente Não vale a Pena só pra tentar pular uma
etapa simples e rápida ficar instalando coisas de uma distro em outra : minha
Recomendação é vc usar um dos muitos guias que listam qual tipo de instalação
fazer e quais pacotes não-defaults vão ser exigidos,
http://kamranagayev.wordpress.com/2009/05/01/step-by-step-installing-oracle-database-10g-release-2-on-linux-centos-and-automate-the-installation-using-linux-shell-script/
 é um deles pra 32 bits, mas há n+1! outros, tanto pra 32 quanto pra 64 bits (e
SIM, isso faz um Mundo de diferença, normalmente há libs específicas pra 32 ou
pra 64 bits, E em 64-bits normalmente há algumas de 32 que ainda precisam estar
presentes) ...

 Sobre erro de comando não localizado, é simples : para vc executar um programa
qualquer no linux/unix/Windows o SO ** tem ** que saber aonde procurar, assim
OU vc está exatamente no mesmo diretório do programa (o que não é prático na
maioria das vezes) , OU vc indica pro SO aonde procurar programas, o que
normalmente se faz setando a variável PATH, é só isso....
  No caso específico do Oracle em linux, aonde a maioria dos utilitários é em
linha de comando, o que se faz é setar as variáveis necessárias (ie, PATH,
ORACLE_SID, ORACLE_HOME, etc) no arquivo de autoexec do shell que vc usa,
normalmente .profile ou .bash_profile ou o que for....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "ederfontes" <ederpaul@...> escreveu