Há muuuito, mas Muito tempo mesmo, a Oracle optou por ter controle
honor-based (ie, ** não ** alterar o software para controlar isso, nem fornecer
nenhum tipo de key-lock , dongle ou qquer solução para controlar em qual
máquina o soft está licenciado), e DOCUMENTOU nos manuais apropriados : isso
traz algumas vantagens , como por exemplo EVITAR o acréscimo de código no RDBMS
 necessário para controlar licenças, evitar o trabalho dela, Oracle, ter que
manter listas de quais máquinas cada cliente roda,  o fato de vc poder
livremente mudar de máquina a Qualquer Momento, desde que o novo servidor
Obedeça à Licença , sem ter que dar NENHUM aviso nem pagar nadica de nada pra
Oracle, manter apenas UMA versão do software (por exemplo, se vc comparar o
software que vem nos DVDs com o mesmo release que esteja no technet, vc vai ver
que há ZERO BYTES de diferença - para poder usar em Produção o mesmo Exato
software que vc baixou do technet, basta comprar a licença e cabou), MAS traz o
ônus (que vc ASSUME quando adquire a licença) de Controlar as condições de
licença....
   E discordo TOTALMENTE quando vc diz que há Achismo - se vc licenciou por
named users, é por sua conta ter uma LISTA de usuários num documento qualquer
(uma tabela no Word, que seja, com a MESMA EXATA quantidade de linhas que a
quantidade de named users) e a cada vez que cria um usuário no database
PREENCHER nessa lista o nome da pessoa, o RG/CPF e a seção da Empresa aonde ela
trabalha - assim, NÂO TEM COMO vc ter 21,22,23 usuários conectados se
licvenciou 20 - para poder conectar vc CRIOU o usuário no database, SE vc
manteve o controle necessário, vc SABE exatamente quem está ocupándo cada um
desses 20 slots, Não tem Como "escapar" nenhum, sim ???? É algo SEMELHANTE ao
que as Empresas tem por exemplo para controlar as Licenças de Windows quando
ela adquiriu pacote de X licenças, é algo SEMELHANTE ao controle que as
Empresas tem para evitar IP fight, há uma LISTA que controla quem usa cada um
dos slots disponíveis... Rolo NENHUM, imho...

    O que eu disse e REPITO é : esse licenciamento por named user só funciona
em ambientes INTRANET ou client/server REGRADOS, onde vc .CONHECE os usuários
(as pessoas físicas) TODAS que usam o sistema : tipicamente isso Não Acontece
em aplicativos WEB comuns, aonde vc não faz a menor idéia de quem são as
pessoas que estão usando (via de regra elas não estão fisicamente perto, e não
há muito controle sobre isso, OU mesmo a pessoa pode  se cadastrar e passar a
usar muito rapidamente), aí nesse cenário Não Cabe o Licenciamento por named
user, é Licenciar por processador...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, angelo <angelolistas@...> escreveu