"me corrija se eu estiver errado, só o Oracle VM, a Oracle homologa por
processador"

  Na verdade não é bem assim : muito Claramente em
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/partitioning-070609.pdf é dito que a
Oracle aceita licenciar menos processadores  do que o total  de processadores
presentes  ** OU SE ** o SO tem um recurso de particionamento de hardware,
aonde vc aloca menos processadores para um VM e aí FISICAMENTE essa VM só
enxerga esses poucos processadores E ninguém mais os usa, eles ficam
PERTENCENDO à VM - quase TODOS os Unix-like, como HP-UX, Solaris, AIX, etc,
possuem recirso do tipo , eu já usei n+1! vezes em AIX e em HP-UX VMs criadfas
com menos processadores e apenas esses foram licenciados,  *** OU SE *** vc
esteja usando o software de virtualização   da própria Oracle, que contém um
método para particionar hardware aceito pela Oracle.... VMWARE, Windows
VirtualPC , derivados do XEN (como o Oracle Virtualbox) não são aceitos como
hard partitioning e assim, num servidor que uses essas tecnologias de
virtualização  que em tese PERMITEM que um processador físico seja usado por
múltiplas VMs  aí vc teria que licenciar todos os processadores, sim...

   No caso do colega lá, porém, NÃO SEI se virtualização (via hard partitioning
ou via Oracle VM) seria compensador, pois a máquina prod eu IMAGINO que é
pequena e já é dedicada totalmente ao Oracle, E que não tenha processadores a
mais que ele possa deixar de usar (e portanto de licenciar).....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, angelo <angelolistas@...> escreveu