Fala Fabião!

Cara, trabalhei numa empresa que comprou um Exalogic - nem posso citar
valores pois tem um funcionário
de lá que participa aqui dessa lista né Jorjão?? kkkkkkkkkkk
Mas nem caberia comparação também, pois foi um valor muito mais alto do que
vc citou, até pelo fato de não
ser apenas um Exadata, mas um Exalogic (não lembro de Half ou Full).

Depois disso trabalhei também numa parceira Oracle, com pré-vendas, e quase
vendemos um Exadata pra
uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná, A venda só não foi
concretizada devido a saída inesperada
do gerente de TI que queria fazer a compra.

O que posso te dizer é que os preços realmente variam muito - a margem é
grande, pois o valor do produto
inclui toda a questão de licenciamento.
Se fôssemos falar só de hardware essa variação não aconteceria tanto -
afinal, todo hardware tem seu custo para
ser produzido e comercializado, e em cima deste custo é colocado o lucro.
Já a questão de licenciamento abre uma brecha pra Oracle trabalhar com
preços.

Isso envolve MUITA coisa... a Oracle tenta de tudo para vender máquinas pra
setores governamentais, por exemplo.
E quando é Governo, tem pregão eletrônico. Leilão! E em leilão a Oracle vai
abaixando o preço até ganhar... a margem
é grande. Dar 3 milhões de desconto pra eles é "normal", pois é importante
eles não perderem negócio.

A grande sacada é: não mostre que vc QUER um Exadata.
Apresente alternativas pro comercial da Oracle. Tem que ter concorrência.
Só assim abrem as pernas.
Fale que vc tá avaliando Teradata e Netezza também.
Tem que ser duro na negociação!