Na verdade, Angelo, quando falamos em Exadata estamos num nível de
exigência mais alto : não é só uma questão de tamanho dos dados, mas de
capacidade de processamento necessária.... Por exemplo : há alguns anos
trabalhei no setor de co-billing em numa empresa de telefonia, e o grosso do
lucro desse setor da Empresa era a cobrança de uso das linhas por parte das
outras operadoras, informação essa que vinha em estado bruto de máquinas
automáticas instaladas nas centrais, num volume de alguns terabytes mensais
(que há uns tantos anos eram um volume respeitável), e que por questões de
negócio necessariamente tinha de ser processada na íntegra, com montes de table
scans e montes de I/Os - se já existisse Exadata na ocasião, com Absoluta
certeza as features de smart scan seriam uma mão na roda, por si só já valeriam
o preço....
  Então é isso - independente do volume, o Exadata se justifica se alguma de
suas features encaixam na necessidade do cliente .... E sempre há, também, a
possibilidade de CONSOLIDAÇÃO de databases - no caso da Empresa aonde eu
trabalho atualmente a idéia do Exadata é justamente essa : não só a Enorme
capacidade do hardware e do software do Exadata certamente dão e sobram para a
necessidade, MAS também apenas ele (ao menos até o 11g, não vi ainda no 12c)
possui features como o I/O resource manager, que permite o I/O Throttle, de
modo que vc ABAIXE/controle a prioridade de I/O de diferentes consumidores
dentro do mesmo database....
 E que fique CLARO : a esmagadora maioria dessas features no Exadata decorre da
integração entre software e hardware (ie, o software sabe EXATAMENTE qual
hardware está conectado a ele, em detalhes, então coisas como acessar
diretamente discos aonde a informação está é possível), coisa que vc
ABSOLUTAMENTE NÃO CONSEGUE comprando um grupo de servidores separados, ENTÃo
pode muito bem ser que vc não consiga a mesma performance, AINDA QUE o poder de
CPU , a banda de rede e o I/O dos servidores não-exa sejam similares (ou mesmo
um pouco superiores) ao exadara, ok ? É essa Integração entre hardware e
software que deve ser julgada/considerada com cuidado ao se avaliar a
possibilidade de um Exadata, e é ISSO que deve ser levado em conta ao se
comparar com outras soluções do mercado, principalmente...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, angelo <angelolistas@...> escreveu