Boa tarde colegas

Gostaria de tirar uma dúvida. Na minha empresa, estamos em processo de
migração do nosso banco de dados, aonde vamos sair de 10 g Standard, para a
versão 11 g.
Hoje trabalhamos em RAC no nosso ambiente.
Sempre pensei que bastasse ter a versão standard que eu poderia colocar os
servidores em RAC, desde  que eu respeitasse o número máximo de 4
processadores e as licenças individuais standard de cada máquina. Agora o
fornecedor veio nos avisar que as licenças que temos não contemplam o
serviço de RAC, e caso façamos a aquisição do 11g, devemos comprar com a
"versão" em RAC. Isso procede?
A parte de RAC temos que adquirir em separado ou basta ter duas licenças de
11g para implantarmos a parte RAC?

PS. Olhei o contrato das licenças de 10g e não fala nada de RAC, ou seja,
eu estava ilegal todo esse tempo?

Obrigado pelos auxílios de sempre

Atenciosamente

Rafael Gustavo