Chiappa,

Eu sou pré-vendas da Oracle aqui no sul do país e gostaria de comentar que não
existe isso de puxar sardinha pro nosso lado com relação a licenciamento. As
regras são muito claras, existe um guia que os funcionários da Oracle (e
clientes) tem acesso que se chama SIG - Software Investment Guide - que
esclarece todos estes pontos. É a primeira coisa que eu tive que ler quando
entrei aqui, e qualquer pessoa que tente dobrar as regras de licenciamento da
empresa para "bater quota" está claramente violando as regras e é passível de
demissão.

Acho importante comentar que no caso está claro que o erro foi do parceiro que
deu a instrução errada. Eu trabalho com parceiros o tempo todo e não é incomum
eu ter que falar repetidas vezes como funcionam as regras de licenciamento, as
vezes inclusive sendo obrigado a desmentir o parceiro na frente do cliente, o
que não é uma situação nada confortável.

Agora, sobre puxar a sardinha... nós vamos sim, e com toda razão, sempre puxar
a sardinha pro nosso lado quando falamos de Oracle com relação aos nossos
concorrentes. Isso é fato. Porém vamos separar as duas questões, licenciamento
é lei e não pode ser desrespeitado de jeito nenhum, sob pena de rolar nossas
próprias cabeças.

Abs.,

Paulo

Obs.: O conteúdo deste e-mail expressa minhas opiniões pessoais, não estou
falando oficialmente em nome da Oracle.