Milton,

A principal desvantagem do APEX é o fato dos templates serem do mesmo jeito
sempre. Se quiser fazer algo diferente, tem que trabalhar com linguagens que às
vezes não se tem amplo dominio, tipo javascript, jquery, CSS. Existe a
alternativa de plugins que algumas empresas fornecem, umas sem custo outras
não. Especificamente no meu caso, não tenho quase experiencia com essas
linguagens, então fico à mercê dos layouts previamente existentes.

A principal desvantagem do Formspider é ser pago, mas não acho nada
exorbitante. É US$599,00 por desenvolvedor. Não cobram tipo runtime ou coisa
parecida.

Por outro lado vc não se depara com a rigidez de layout que existe no APEX, ou
seja, faz a tela do jeito que quiser. Em relação ao suporte do pessoal do
Formspider, sempre foi muito prestativos, dispostos a te atender. Outro grande
ponto é o fato de vc programar apenas em PL/SQL, existem diversas APIs que
cuidam de como as telas devem funcionar no browser.
À princípio, o Formspider parece um tanto complexo, mas é só pegar o jeito.
Alguns exemplos ajudam bastante.

Eu estava desenvolvendo uma aplicação em APEX e enfrentando dificuldades na
parte de tela, foi quando comecei a "brincar" com o Formspider, depois de
algumas poucas semanas (eu testava não mais do que 2 horas por dia), comecei a
desenvolver uma versão no formspider e estou terminando-a. O Yalim Gerger, o
CEO da empresa, inclusive fez uma entrevista comigo sobre a utilização do
formspider.

Ricardo

Em Sexta-feira, 21 de Março de 2014 15:07, "ederson200...@yahoo.com.br"