na verdade, como eu tinha dito eu não tinha certeza, Por Isso pedi pra vc olhar
e confirmar... Mas consultando, achei http://www.oracle.com/us/026952.pdf que
diz textualmente :

"
Licensing & Support Questions

Q: How much do customers pay for Oracle VM support from
Oracle?
A: Oracle VM software is available for free download. There is
no license required. Pricing for Oracle VM support is
simple, and is calculated on a per system basis. Support
for Oracle VM can be purchased online via the Oracle VM
Store.
"

==> Entao sim, vc estava correto : pra ambiente x86 (vc não diz mas Suponho ser
o seu caso) o Oracle VM é grátis, vc paga o Suporte, sim : essa vai ser a
alternativa mais em conta pro seu caso, acredito...
  E um detalhe, $599 pra Empresa não é nada, eu recomendo Muito que vc compre
ese Suporte mínimo de 1 ano, vc provavelmente vai precisar dele no
setup/instalação do Produto.....