É uma ponto de vista, mas eu 'sinto' a coisa de outra forma. Usar
programas piratas é errado em qualquer instância, claro, mas os efeitos
são diferentes dependendo do tamanho da empresa.
        Para uma microsoft da vida, a pirataria até pode ser benéfica, se bem
administrada. Explico: dos usuários destes 64% de softwares piratas,
quantos por cento são potenciais compradores de software? Quantos
usuários de MS OFfice, Delphi, Visual Studio, Autocad, Oracle e etc
teriam como pagar as licencas exorbitantes destes softwares e quantos
teriam que optar por alternativas gratuitas?
        A pirataria certamente tira um bom tanto de dinheiro das grandes
empresas, mas por outro lado ajuda a sustentar a sua lideranca de
mercado. Se ao invés de usar o MS Office todos que tem versões piratas
passassem a usar o Open Office, magicamente a MS deixaria de ter a
maioria do mercado, e o Word deixaria de ser o 'padrão' de software
ofice. E não é justamente este o motivo que faz as pessoas usarem os
aplicativos da Microsoft? "Ah, legal, o Open Office até que funciona
direitinho, mas de que adianta eu fazer um documento nele se meus
clientes ou fornecedores não vão conseguir ler o documento direito? Eles
usam Word, logo eu tb tenho que usar Word."
        Voltando ao tópico, é por isso que eu me sentiria menos culpado em usar
uma cópia pirata do MS Office (felizmente eu não preciso). Agora, se uns
caras se juntam para fazer um aplicativo Palm, que tem uma clientela
muito mais restrita, e o aplicativo custa uma fracão do que custa um
aplicativo para PC... sem comentários... quem paga R$ 1500,00 reais por
um PDA certamente tem condicões de pagar 50 pilas por um aplicativo que
vai fazer a diferenca na hora de usar o dispositivo.

        Luciano