> [...]
> um lançamento mundial, apareçam!
> O que vimos foi uma lentidão enorme, uma grande preocupação com o mercado
> americano e europeu e com as operadoras de lá. Mesmo assim, até o dia 15
> deste mês não havia encontrado anuncio do Pre3 no site da própria HP!! (vejam
> que no site da Nokia Brasil são expostos os modelos ANTES de serem lançados,
> com a informação "em breve")
> E a América Latina? Essa é terciro mundo, fica pra depois... O Brasil, um dos
> maiores mercados na telefonia celular, também ninguém tinha notícia dos

É até irônico. Isso foi exatamente o que a Palm fez em 2001 ou 2002 (não lembro
exatamente) quando adquiriu a Be Inc. Comprou por causa do sistema operacional
BeOS, sob o pretexto de fazer o próximo PalmOS baseado nele. O novo PalmOS
nunca saiu do papel e o BeOS, um sistema desktop simplesmente fantástico, foi
morto em vão.

> O mundo atual não permite mais estes erros, essa lentidão.
>
> Os grandes fabricantes de smartphones são extremamente rápidos, desenvolvem e
> lançam vários modelos ao mesmo tempo, para públicos diferentes com poderes de
> compra diferenciados.

A falecida Palm que o diga! Olha o tempo (e o dinheiro) que perderam com o
Foleo! Não sei, mas talvez se tivessem lançado algo com WebOS lá atrás ela
ainda estaria viva… enfim, os erros absurdos dos quais você falou mesmo…

> E os consumidores, que tinham interesse no sistema webOS infelizmente vão ter
> que assistir o desenrolar dos acontecimentos.
> Talvez alguma empresa consiga adquirir o sistema e ser rápida o suficiente
> para colocá-lo no mercado, com um risco aumentado pelo fracasso
> administrativo que a HP deixou junto.

O WebOS é um sucesso de crítica. Um sistema robusto e sólido e que se bem
explorado pode muito bem concorrer com Android e iOS. O "detalhe" é que um
sistema pode ser maravilho que for, sem aplicativos igualmente decentes ele é
inútil! A Apple já experimentou disso na década de 80: O primeiro Macintosh era
lindo, gráfico, multimídia… Perfeito, mas sem programas disponíveis as vendas
iniciais foram pífias! A coisa só decolou por causa do PageMaker que fez a
máquina ter um propósito de ser.

Desde que a HP comprou a Palm, a carência de aplicativos para o WebOS já
existia. Tentou-se fomentar o desenvolvimento de aplicativos, mas agora a coisa
tende é a piorar. Do ponto de vista de um desenvolvedor que depende do seu
trabalho para pagar o leitinho das crianças, perder tempo desenvolvendo para
WebOS não é interessante. Pouca gente tem um Pre ou Pixi e menos ainda tem
TouchPads. O público atualmente não é grande o suficiente para compensar o
investimento em aprendizado e o pior é que esse público está estagnado, afinal
de contas pelo menos por enquanto não será feito mais nenhum dispositivo que
rode o sistema. E sinceramente, quem depende disso pra sobreviver não vai
colocar sua sobrevivência nas mãos de uma empresa como a HP que mal sabe o que
vai fazer com o sistema, e como confiar na palavra de alguém que ameaça vender
até uma divisão que dá lucro?!

> Os grandes players já fizeram suas escolhas e acho que dificilmente terão
> interesse no webOS.

A questão é o que eu disse acim, um círculo vicioso! O WebOS não tem um público
grande porque não tem aplicativos e ele não tem aplicativos porque não tem um
público grande…