Desculpe caros colegas.. mas acho que nao estamos falando o mesmo idioma entao..
Está é uma regra basica do funcionamento do meu sistema.. presiso sim
ou sim bloquear um registro e nao permitir que outros usuarios alterem
o mesmo, avisando-o antes de tentar fazer alguma alteracao..

Vamos a um exemplo pratico..
Suponhamos que um usuario está fazendo uma grande venda para um
cliente.. com varios itens.. e tals.. mas este cliente nao terminou a
compra ainda.. ele está fazendo o pedito por MSN :?)  e resolve que
amanha vai enviar o resto do pedito..ficou de confirmar alguns
detalles..
Perfeito.. vou gravar esta venda, e deixala em aberto.. basico..!!!
Acontece que como esta venda esta em aberto, quando eu for alterar..
nao vou poder permitir que dois usuarios alterem a mesma venda..
impossivel.. ja imaginaram a CAGADA?

Como que os caros colegas fazem este tipo de controle no SQL??

Eu estava esperando cair dos ceus algum dia algum tuto que me
ensinasse a fazer isso.. e liberei o sistema sem este tipo de controle
torcendo para que nao acontecesse (olha o proficionalismo do
programador :()  ).. e o que foi que aconteceu.. (as chances sao
minimas.. mas nao impossivel..) la me liga o cliente as 15hs
reclamando este detalle.. deu zebra.!

Mais uma vez, pesso les desculpas pela insistencia, e pelo meu pessimo
pertugues tambem.. hehee

Grato