eu ainda gosto da solução dos outros colegas. controle pela transação. perde
umas duas estudando que vai valer BEM mais a pena.

Obrigado pela dica.. vou seguir seu conselho..
Mas me diz..
a travez da transacao.. tem como o segundo usuario saber se pode ou
nao alterar o registro? e ser avisado de tal coisa?

Se isto for possivel.. vou implementar na minha aplicacao
PROVISORIAMENTE o FOR UPDATE NOWAIT.. pois é simples de implementar..
e eu presiso urgente..
e depois vou correr a traz de estudar isto que vc me diz.. pois gosto
de aprender o que é melhor.. o mais correto..