além do mais, podemos te ajudar a sanar as tuas dúvidas...

Estou muito agradecido pelas colaboracoes...
e estou muito interesado em controlar por transacoes assim como os
amigos me indicarao..

Mas me respondam o seguinte:
Vou poder bloquear um registro, e deixalo somente leitura para todas
as demais estacoes?
Caso em uma segunda estacao alguem tentar alterar o mesmo registro,
vou poder avisalo que este registro está sendo alterado por outro
usuario, ou melhor, inclusive mostrar qual usuario está bloqueando?

Se sim para estas perguntas.. vou comecar agora mesmo a estudar..

Obrigado pelas respostas..