Alvaro Nunes Melo wrote:

> [...]
> quantidade de pessoas sem qualificacao - vide alguem da lista que estah
> mantendo um sistema feito por biologos- desenvolvendo trabalhos pessimos
> a com valores ridiculos. Isso complica a vida de quem cobra por um
> trbalho profissional. Creio que seria uma boa se o povo da SBC
> abandonasse por um curto periodo seu soldo academico e fosse buscar $$$
> no mercado. Imagino que eles mudariam ao menos um pouco de opiniao.
> Outra hipotese eh a mobilizacao do setor (caso alguem concorde comigo),
> para que tente-se a reversao deste quadro.

Até que seria uma boa para SBC buscar dinheiro no mercado como fazem
hoje algumas entidades de classe. Mas a questão não é grana, é excluir
gente competente que não tem um diploma em Computação. Conheço muita
gente boa (como Cesar Brod) que não têm formação acadêmica mas nem por
isso podemos excluí-los.

Outra coisa é a certeza de quem são os "bons" e quem são os "ruins".
Neste caso, acho que o reconhecimento da comunidade conta muito; temos
várias empresas que estão presentes nesta lista e são bem elogiadas; no
entanto, outras são críticadas. Talvez, o reconhecimento da comunidade
de quem realmente é sério e trabalha com PostgreSQL no Brasil deva ser
divulgado.

> Da mesma maneira, acredito que a certificacao possa ser de alguma valia.
> Falo isto pensando no cliente, que fora referencias, tem pouca base para
> saber se alguem eh capaz ou nao. As certificacoes poderiam servir como
> um 1o filtro. Tem certificacao de tudo qto eh coisa, desde a M$,
> passando por CISCO e ateh a LPI. Nao entendo porque soh para nos que
> usamos PostgreSQL a certificacao nao eh uma boa. Se o grupo de
> desenvolvedores internacional nao eh favoravel, a comunidade brasileira,
> que possui desenvolvedores, poderia dar o seu aval. Seria uma alternativa.

Sim, já cogitamos a idéia no último FISL. Talvez tenhamos uma outra
discussão sobre o assunto durante o PGCon Brasil. Não sou contra a
certificação, mas queria argumentos convincentes antes de elaboramos um
modelo de certificação.

--
  Euler Taveira de Oliveira
  http://www.timbira.com/