Só vou dizer uma coisa... no dia em que um pedaço de papel comprovar alguma
coisa.... eu termino a minha faculdade. Certificação ou faculdade nunca
provou nada para ninguém. Ok, se você formou em Ciência da Computação em uma
das melhores faculdades públicas do país (Ex. UNICAMP) você deve saber saber
alguma coisa. Respeito muito estas pessoas. Queria que todas as faculdades
fossem assim, mas não são...

Muito pelo contrário, está cheio de Uniblá e Tabajaras por aí e elas são A
regra. E vou te dizer mais... as fábricas de software também não querem
pagar mais por profissionais bons, são poucos locais que pagam bem. O que
temos são faculdades ruins, professores medíocres e um mercado pouco
disposto a pagar bem e produzir software de qualidade. Levanta a mão o DBA
que tem pelo a maioria das aplicações que ele vê se conectando no banco de
dados com um bom modelo, documentação atualizada, código versionado,
autenticação segura e bom desempenho?

Certificação para mim é sinônimo de negócio bom.... vender papel é um bom
negócio. Tem muita gente que compra papel. O Marcelo Tosatti tomou bomba 2
vezes na prova da Conectiva... e já era um dos maiores desenvolvedores do
kernel época.

Eu sei que contratar um bom profissional é difícil, principalmente porque
você não consegue pagar ele. Tem pouca gente boa no mercado. Poderíamos até
fazer uma pesquisa aqui... poucos iriam ganhar mais que R$ 5 mil em regime
CLT. Se você tem 20 e poucos anos... 5K parece bom, mas quando você tem
família para sustentar, você percebe que 5K voam rapidamente...

Eu até respeito a LPI nível 3, acho que é algo com um nível muito bom,
dentro do que uma certificação possa vir a ser. Mas em geral, a certificação
não vai ser algo tão importante dentro do currículo de alguém que consiga
passar neste exame.

Eu realmente acredito que as certificações fazem mais sentido quando o
"dono" de um produto como a Oracle ou a Microsoft querem ganhar mais
dinheiro. Em PostgreSQL, eu confio mais em contratar alguém que contribui
para o código. Confio mais neste tipo de critério. A condição para alguém
ter um path aprovado pelo time de desenvolvedores me diz muito mais que
qualquer pedaço de papel.

Eu prefiro gastar todas as minhas energias em ensinar o pessoal a contribuir
com o código do PostgreSQL e ferramentas correlatas. Com certeza serão
profissionais muito mais valorizados no mercado. Afinal, não é esse o
espírito da coisa?

Aliás... que eu me lembre, o Sr. Josh Berkus não é formado...

Bom, demorei para dizer, sei que muitos vão me jogar pedra, mas é isso aí.

[]s Fábio Telles
--
blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / jabber: [EMAIL PROTECTED]