Ola Euler e o resto da turma!

Euler Taveira de Oliveira wrote:
> Hmmm. Na minha opinião, certificação sem respaudo de quem faz o produto
> nunca é bem aceita (pode até ser boa). Como o PGDG não chegou a um
> consenso sobre certificação, não aconselho fazer nenhuma certificação de
> terceiros. Quem vai homologar? Sem respaudo da comunidade (PGDG)! Esse
> será um dos temas que iremos (queremos) debater no PGCon Brasil.
> Talvez o que você esteja procurando é um bom curso de PostgreSQL para
> aprofundar os conhecimentos.

Vou dar uma pequena opiniao aqui. O pessoal da SBC eh contra a
regulamentacao da(s) nossa(s) profissao(oes). Regulamentacao nao vai
resolver todos os problemas do mundo, mas ao menos fica mais facil para
mostrar a um cliente quem estudou e desenvolve um trabalho serio ou quem
eh de alguma outra area, gosta de computador e sai por aih criando
"softwares". O problema que eu vejo eh que o pessoal da SBC (ateh um
tempo atras aka UFRGS) nao estah no mercado, nao estao vendo a
quantidade de pessoas sem qualificacao - vide alguem da lista que estah
mantendo um sistema feito por biologos- desenvolvendo trabalhos pessimos
a com valores ridiculos. Isso complica a vida de quem cobra por um
trbalho profissional. Creio que seria uma boa se o povo da SBC
abandonasse por um curto periodo seu soldo academico e fosse buscar $$$
no mercado. Imagino que eles mudariam ao menos um pouco de opiniao.
Outra hipotese eh a mobilizacao do setor (caso alguem concorde comigo),
para que tente-se a reversao deste quadro.

Da mesma maneira, acredito que a certificacao possa ser de alguma valia.
Falo isto pensando no cliente, que fora referencias, tem pouca base para
saber se alguem eh capaz ou nao. As certificacoes poderiam servir como
um 1o filtro. Tem certificacao de tudo qto eh coisa, desde a M$,
passando por CISCO e ateh a LPI. Nao entendo porque soh para nos que
usamos PostgreSQL a certificacao nao eh uma boa. Se o grupo de
desenvolvedores internacional nao eh favoravel, a comunidade brasileira,
que possui desenvolvedores, poderia dar o seu aval. Seria uma alternativa.

Novamente tenho certeza de que regulamentacao/certificacao nao vai
resolver todos os problemas do mundo. Mas desde que tenham criterios
rigidos, jah servem para eliminarmos os muito ruins (alguem quer
arriscar um percentual?) do resto. Alguma coisa sempre vai escapar, mas
se esses metodos auxiliam medicos, contadores, engenheiros, etc, alem de
uma boa turma que trabalha com software, nao vejo porque nao se aplique
a nos.

Att.,
Alvaro