Em 29/08/07, Nelson Cartaxo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Eu tenho uma duvida. Como é o suporte do postgres? Existe la fora algum tipo?
> Pergunto isso por total desconhecimento. Fico imaginando colocar um billing
> por exemplo, de 1TB, ai da pau. Corrompe por algum motivo um bloco do pg. Tem
> alguma opção paga de suporte, mesmo sendo fora?  Que me garanta a recuperação
> disso?

Nem Deus garante a recuperação. Ninguém faz milagre. A Oracle também
não. A diferença é que existem algumas ferramentas que só o pessoal da
própria Oracle tem acesso. No PostgreSQL, o que existe todos conhecem
e tem acesso.

> Acho que hoje, o maior problema do software livre é esse. Quem da suporte? A
> oracle tem, bem caro por sinal, mas ta la 24x7.

Este não é o maior problema, é a maior vantagem!!! É uma questão
enxergar melhor o problema. A sensação de que com o suporte da Oracle,
IBM, Microsoft ou quem seja for, você estará tranquilo... não existe.
Se você não tem uma equipe monitorando o SGDB, atuando numa boa
política de backup, fazendo restores regulares, olhando os logs, etc,
etc, etc. Não adianta chamar o fornecedor na hora em que tudo
descamba. O software livre dá espaço para os bons profissionais que
estudam e tem experiência. Você pode contratar um desenvolvedor do
PostgreSQL para lhe dar suporte. Você pode pedir para ele desenvolver
funcionalidades específicas para a sua empresa. Você pode escolher a
empresa de suporte que vai contratar. Você pode não gostar dela e
contratar outra que lhe pareça melhor.

Quem usa mainframe ama o seu fornecedor. Mesmo porque, depois de
comprar um, você terá que aturar o mesmo fornecedor para o resto da
vida. Terá de pagar o valor que ela pedir ou então dormir com o #$% na
mão e ver milhões indo para o buraco. Com software proprietário, você
não tem acesso a toda informação necessária para dar suporte total.
Você sempre estará na dependência do fornecedor. E vou te dizer uma
coisa... você já utilizou o suporte da Oracle? E o suporte da
Microsoft? Você pagaria o suporte da IBM?

Quem disse que não existe suporte 24x7 para software livre? Claro que
tem... o que falta é cliente. O problema é que boa parte dos usuários
do PostgreSQL o escolhem só pelo custo. Estes não estão dispostos a
pagar um suporte 24x7. Uma consultoriazinha de algumas horas no começo
do projeto e olhe lá. Pegam o primeiro desenvolvedor que der sopa e
mandam ler um howto e já saem colocando tudo no ar. Meses depois saem
dizendo que o PostgreSQL é lento, não é confiável, que já perdeu
dados, etc, etc, etc. Viver de PostgreSQL no Brasil ainda é para
poucos. Ponha a mão no bolso e poste só um e-mail sério aqui na
lista... você  terá várias propostas comerciais no dia seguinte. Saiba
você que existem empresas sérias (e as duvidosas também, claro)
acompanhando a lista.  Existem desenvolvedores do PostgreSQL
acompanhando a lista. Você quer 24x7? Não precisa nem ir para fora do
país, no Brasil existem excelentes opções. É só pagar...

Estes dias escrevi um comentário sobre o artigo do Avi Alkalay (que
trabalha na IBM) falando sobre distribuições Linux. Novamente o foco
da minha argumentação está justamente no suporte. O artigo dele está
em:

http://avi.alkalay.net/2007/09/escolhendo-uma-distribuicao-linux.html

A minha resposta está em:

http://www.midstorm.org/~telles/2007/09/05/escolhendo-uma-distribuicao-linux/