Em 16/10/07, Valter Lobo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
>   Se você tiver um bom cara em PHP, o sistema  esta atendendo aos requisitos
>   do negocio e apenas uma manutenção , continue com PHP.
>
>   Caso for um novo desenvolvimento deve considerar Java , coloque
> também os custos.

Remodelar todo o sistema, contratar profissionais Java, aquisição de
novos servidores porque J2EE é uma bomba (e todo o programador Java
sabe disso, mas fica calado que é para não perder o pão), etc...

> Recentemente fiz um estudo parecido com este, no final a escolha foi o
> Java, apesar dos
> custos serem maiores, mas ia ganhar em escalabilidade e distribuição
> de regras de negocio. O mesmo sistema era acessado por um desktop por
> meio de webservice e serviços Rest, via HTTP e  a outra  aplicação web
>  desenvolvida em Java/JSP, sem ter que escrever ou dar manutenção em
> diferentes regras para as duas aplicações que servia para o mesmo
> proposito.

De boa, não sei com qual classe de programador PHP vc anda lidando,
mas é das piores. Todos os elementos descritos acima se encontram em
PHP também, é só você ter uma pessoa que realmente saiba trabalhar em
3 camadas e SOA (Service Oriented Application).

> E claro que tambem contou o conhecimento da equipe, conheço
> mais Java  que PHP e os outros profissionais do projeto tambem.

Ok, isso sim é o fator de decisão. Brigar para colocar PHP quando todo
mundo ia ter que parar para aprender uma nova tecnologia, ia realmente
ser caótico, gerar código ruim (um bando de javeiro querendo programar
PHP como se fosse Java), desorganizado, etc e tal.

Então, nesse caso, os riscos não compensavam (embora riscos sejam
difíceis de valorar corretamente, justamente porque podem acontecer ou
não, e podem ser em escalas catastr[oficas ou totalmente
contornáveis).

>   Cuidado com as decisões religiosas , tanto em relação a PHP ou Java,
> tente colocar no papel o que a aplicação vai necessitar e verifique
> com provas de conceito , qual vai ser a melhor tecnologia que lhe
> atenda em custo e beneficios.
>
> Um artigo que acabei de ver, eu ainda não li , mas vou ler,  pode
> auxiliar na sua decisão.:
> PHP on Java: Best of Both Worlds?
> http://www.infoq.com/news/2007/10/php-java-stack

Só para colocar lenha de verdade na fogueira: no site da Sun, tem um
gráfico mostrando o PHP como linguagem de maior escalabilidade e maior
manutenabilidade. Java ganhava apenas em portabilidade. Vou buscar o
link e já repasso.