Em 16/10/07, Thiago Diogo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> Trabalho com java a 5 anos

Trabalho com PHP há 9, coordenao uma equipe de desenvolvimento
discreta, e iniciamos projetos continuamente.

> e hoje inicio um novo projeto a cada 4 meses mais
> ou menos e um único detalhe que a programação PHP se esquece é que a vida de
> um sistema é 10% em programação e 90% em manutenção, ou seja, não adianta
> fazer uma aplicação em 10 dias com qualidade baixa(entendam qualidade como
> manutenibilidade) e depois passar 90 dias tendo dor de cabeça devido a uma
> alteração(adaptação) de um caso de uso que não foi corretamente detalhado,
> por exemplo.

Errado... projetos de sistemas gastam 35% da vida com programação, o
restante é planejamento, modelagem, etc... Assim, a vida do sistema em
si, teria nesses seus 10% apenas 35% de programação. Agora, fazer um
sistema com 90% da vida útil apenas com manutenção, aí já realmente
vemos a experiência que teve o analista de sistemas para modelar algo
tão ruim que não conseguiu realmente ir a fundo no que deveria ser
feito de verdade. Nesse caso, não tem nada a ver com linguagem em si,
apenas com análise mal feita mesmo, que pode ser em qualquer
linguagem.

> Onde estou querendo chegar?
> Se você vai fazer um programa pra você, pra empresa do seu pai, pra padaria
> do seu Joaquim ou até mesmo um site então use php, concordo plenamente, são
> linguagens com propósitos totalmente diferentes.

???? Agora PHP só serve para sistema de padaria? De boa, acho que vc
perdeu toda e qualquer credibilidade em manter uma discussão racional
por puro e simples preconceito. E não é a linguagem que tem própositos
diferentes, são as engines, PHP não trabalha com o conceito de máquina
virtual e sim como um interpretador de scripts, então veja que, como
linguagem, PHP oferece as mesmas coisas que Java oferece (não
confundamos linguagem Java com o framework J2EE).

> Agora se você está numa
> equipe de 30 pessoas(todas desenvolvendo a mesma aplicação) em um grande
> projeto, onde métricas de software e a necessidade de sincronização do
> pensamento da equipe são fundamentais, então nem pense duas vezes, J2EE e
> alguns frameworks dão conta do recado, dependendo apenas do talento da
> equipe e do arquiteto.

????? Aff.. novamente a visão preconceituosa tirando sua
credibilidade... Exceto pela última linha "dependendo apenas do
talento da equipe e do arquiteto" o que na verdade, ocorre em qualquer
linguagem.

> Quanto a compra de hardware: Mais uma vez, você não vai comprar um Xeon com
> 4 processadores e 32Gb de Ram com 4 discos SCSI pra padaria do seu Joaquim!

Preconceito novamente.... ridículo isso...

> Servidores J2EE são projetados pra aguentar o tranco de muitas conexões
> simultâneas e garantir o nível de isolamento de transações necessário para
> aplicação.

Idem com PHP, aliás, mais ainda, porque cada script executado o é
feito por uma thread do apache totalmente isolada do restante. Então,
de boa, novamente, deixe o preconceito de lado e verifique a
informação antes de atacar por essa frente.

> Até aproveitando a oportunidade na lista, do que adianta um cluster de
> postgres (4 máquinas) bem configuradas, tunadas e trabalhando em sincronismo
> se a sua aplicação(php no caso) não faz sua parte?

Isso ocorre com qualquer linguagem. Sei de casos (não vou mencionar o
órgão aqui, por que não tenho autorização) de sistemas Java,
utilizando Spring e Hibernate com POJOs e o escambal, derrubando
clusters PostgreSQL, simplesmente porque o Hibernate tinha gerado 6
páginas de SQL a serem executados. Dois membros aqui da lista sabem do
que estou falando, e sabem que Java não é a solução para tudo. Não é
porque é Java que é bom, assim como não é porque PHP que é leve, tudo
depende, citando novamente o que você mesmo disse "apenas do talento
da equipe e do arquiteto".