Alexsander Rosa escreveu:
> Discordo.

2º) Um bug num software também pode causar mortes. Em 1987 o equipamento
de radioterapia Therac-25 matou 5 pacientes; em novembro de 2000 o
software de planejamento de radioterapia da Multidata Systems matou 8 e
deixou 20 com graves seqüelas. Em 1991 uma falha de software do míssil
Patriot (que dispara automaticamente), da Raytheon, causou a morte de 28
soldados americanos. O mesmo Patriot em 2003 abateu um caça Tornado GR-4
inglês por engano, matando dois pilotos da RAF.

> Naturalmente há inúmeros casos de prejuízos milionários. O foguete
> Ariane 5, que explodiu em 1996 graças a uma falha de software, custou
> cerca de US$ 500 milhões (incluindo o satélite que seria lançado). Em
> 1990 a AT&T teve uma pane de 9 horas por causa de uma única linha de
> código: 75 milhões de ligações e 200 mil reservas aéreas foram perdidas.

Bugs, falhas, erros.
Falta de formação e regulamentação da profissão? Imcompetencia técnica
de algum engenheiro ou técnico com profissão regulamentada?  ganância na
busca de maiores lucros em cima de menores custos? ou faltou testes?
Fazer uma comparação sem apresentar uma correlação entre os fatos é
somar laranjas com maçãs, não se ensina essas coisas na faculdade?
Quando a informática nasceu  eram todos pesquisadores (engenheiros,
matematicos, fisicos). Hoje, 50 ou 60 anos depois, quantas áreas ligadas
à informatica existem? E amanhã quantas existirão?
Podemos classificar estritamente qual a área de atividade do médico e do
engenheiro, mas como classificar uma atividade em informática? Um
analista qualquer(?) pode administrar a rede? Um técnico pode programar?
Um programador pode criar um projeto? Minha secretária eletrônica tem
direito a décimo terceiro?
Uma regulamentação cria melhorias na profissão ou apenas uma reserva de
mercado?
E se uma nova profissão surgir ou uma antiga desaparecer, a
regulamentação prevê ou cria-se um vácuo?
Um ecossistema só existe se tiver diversidade, os adaptáveis
sobreviverão, toda especialização leva à extinção. Duvida? Pergunte a um
dinossauro :-)
Não se preocupem em responder minhas questões,  só estava descontraindo.

[]'s
Feliz Páscoa a todos.

Mauricio.