On Fri, May 16, 2008 at 3:30 PM, Aluisio Gouveia
<[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pessoal,

Olá!

> Tenho servidores rodando com 8.2 e um 8.3 rodando como beta. Nos
> servidores 8.2 tenho uma rotina no cron que roda o vacuumdb uma vez por dia,
> li aqui na lista que o autovacuum apartir da 8.3 esta melhor e
> confiável, entao habilitei no servidor 8.3 mas estou com algunas dúvidas
> que seguem:
>
> 1) Na versao 8.3 os parametros stats_start_collector e stats_row_level
> estao implicitos, ou preciso habilitar parametros similares na 8.3 para um
>   pleno funcionamento do autovacuum?

É sempre interessante você modificar explicitamente as configurações
do postgresql.conf. Lembre-se que um dia alguém mais deverá ter que
editar esses arquivos e poderá fazer uma bela "caca".

> 2) Continuando na versao 8.3 os parametros autovacuum_vacuum_threshold e
> autovacuum_analyze_threshold sao bem mais modestos, posso entender que
>   o ajuste destes parametros vao depender muito da carga do servidor ou
> devo usar algo em torno da config default?

Os parametros devem ser ajustados de acordo com a sua necessidade.
Você constatou que eles servem para você nesse momento? então
deixe-os.

> 3) Estando o  autovacuum habilitado, seria bom rodar um vacuumdb -f de
> vez em quando apenas para liberar espaço?

Defina de vez em quando. Se for rodar num final de semana ou em um
momento que o banco  não é utilizado seria uma boa, até por que ele
bloqueia a tabela que está fazendo o vacuum full.

> 4) Falando em liberar espaço, um reindex geral no banco de vez em
> quando, contribui para a performace ou apenas libera espaco?

Posso estar enganado mas acho que o vacuum full é "voltado" para a
liberação de espaço.

> 5) É seguro desabilitar do cron a rotina de vacuumdb uma vez por dia e
> habilitar o autovacuum nos servidores 8.2 , uso PITR e percebo que o
> vacuumdb -f  gera muitos arquivos de log, aumentando desnecessariamente o meu
> backup.

O autovacuum é um demmon rodando na máquina que, de tempos em tempos,
entra em ação e ajuda a "afundar" o servidor. Eu prefiro utilizar o
vacuumdb agendado no cron. Mas isso merece ser melhor discutido, pois
há prós e contras.

Um abraço!

--
Sebastian SWC