considera de vez em quando. Uma vez por semana? De 15 em 15 dias? Isso
também depende muito de >>como é o seu banco de dados.

Na verdade meu servidor beta esta rodando com versao 8.3.1 mais estou
estudando a possibilidade de migrar os outros servidores para a mesma
versão e habilitar o autovacuum, entao se alguem ja estiver utilizando e
puder postar aqui sua experiencia pq percebi que muitos ainda estao
preferindo rodar o vacuum na mao ou pelo cron.

considera de tempos em tempos. Uma vez por semana? 10 dias? Eu,
desconheço a liberação de >>espaço através do reindex, quem faz isso é o
vacuum full. Por favor, se estou errado me ajudem. A idéia do reindex é
reorganizar a sua árvore de índices.

O amigo André Volpato confirmou que o reindex libera espaco, mas uma
forma bem facil de perceber isso é fazer um dump/restore pos-reindex, vc
vai perceper que o banco restaurado fica exatamente com o tamanho que
tinha antes do dump e o mesmo nao acontece em um restore de um banco sem
um reindex anterior.

--
Cordialmente;

Aluisio Gouveia