Olá, pessoal

1) Na versao 8.3 os parametros stats_start_collector e stats_row_level
estao implicitos, ou preciso habilitar parametros similares na 8.3 para um
  pleno funcionamento do autovacuum?

Eles estão implícitos, não existem mais no postgresql.conf. A única coisa
que você tem que verificar se o parâmetro track_counts está on, por default
o seu valor é on.

2) Continuando na versao 8.3 os parametros autovacuum_vacuum_threshold e
autovacuum_analyze_threshold sao bem mais modestos, posso entender que
  o ajuste destes parametros vao depender muito da carga do servidor ou
devo usar algo em torno da config default?

Acredito que o ideal seria configura-lo de acordo com a sua necessidade e
levando em conta a sua aplicação. Nem sempre o default é o melhor.

3) Estando o  autovacuum habilitado, seria bom rodar um vacuumdb -f de
vez em quando apenas para liberar espaço?

Conforme o Sebastian comentou, é necessário saber o que você considera de
vez em quando. Uma vez por semana? De 15 em 15 dias? Isso também depende
muito de como é o seu banco de dados.

4) Falando em liberar espaço, um reindex geral no banco de vez em
quando, contribui para a performace ou apenas libera espaco?

Conforme comentei na questão acima, é necessário saber o que você considera
de tempos em tempos. Uma vez por semana? 10 dias? Eu, desconheço a liberação
de espaço através do reindex, quem faz isso é o vacuum full. Por favor, se
estou errado me ajudem. A idéia do reindex é reorganizar a sua árvore de
índices.

5) É seguro desabilitar do cron a rotina de vacuumdb uma vez por dia e
habilitar o autovacuum nos servidores 8.2 , uso PITR e percebo que o
vacuumdb -f
  gera muitos arquivos de log, aumentando desnecessariamente o meu backup.

Particularmente acredito que isso deve ser analisado com muita cautela, vejo
que depende muito de como o seu sistema se comporta e também da configuração
que está definida. Se por exemplo, você tem um sistema com muita atualização
e tem uma configuração baixa dos parâmetros de autovacuum, este processo
pode ser disparado várias vezes ao longo do dia e prejudicar a sua
performance. Com relação a isso, eu sou mais cauteloso e prefiro analisar
bem e validar se vale a pena ou não a ativação do autovacuum. (Isso para a
versão 8.2). Já ouvi falarem muito bem do autovacuum na versão 8.3 :)

Um detalhe, você comentou que está com a versão beta da 8.3, não dá para
colocar a versão 8.3.1?

Espero ter colaborado.

[]s

João Paulo