2008/5/29 Fábio Telles Rodriguez <[EMAIL PROTECTED]>:

> Recentemente atendi um cliente rodando a versão 8.1 do PostgreSQL
> junto com o Protheus, utilizando o TopConnect, claro. Consegui a
> informação de que ele foi homologado em março para a versão 8.2 do
> PostgreSQL.

Bom saber!

É interessante, por assim dizer, porque quando se abre uma chamada
técnica aparecem (ou apareciam, até ontem) apenas as versões até 7.4.

> É claro que o pessoal da Microsiga não faz muito esforço
> para usar o PostgreSQL de forma eficiente.

Na verdade eles não fazem nenhum esforço para usar nenhum SGBD de
forma eficiente.  O fato é que não têm domínio sobre as regras de
negócio, que portanto estão totalmente incorporadas ao código-fonte
ADVPL, que nada mais é que um xBase da vida, totalmente baseado no
Clipper.  Se tivessem seguido a evolução do Clipper
(http://govulcan.net/, http://fship.com/, http://itk.ru/english/ ou
http://xharbour.org/, por exemplo), talvez pudesse ter sido diferente,
mas em vez disso tomaram esse caminho do TopConnect, que impede ao
mesmo tempo a evolução do produto e o uso eficiente de qualquer SGBD,
por ser um mero tradutor de chamadas a arquivos DBF para comandos SQL.

> O porte tem um sabor quase
> clandestino por lá. O suporte para o PostgreSQL da Microsiga e seus
> parceiros é quase nulo nesta área - por isso me contrataram :-) . Mas
> se você usa Microsiga, terá de conviver com isso.

Façamos votos de que a situação mude e isso gere oportunidades para
todos nós.  Mas pensando bem, o ideal não é que a Microsiga suporte
melhor o PostgreSQL no Totvs, mas que este seja substituído por
produtos nativos SQL, quer seja algum projeto da Microsiga ou
concorrentes — de preferência livres, como o Adempière.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (11) 3040 7300 r155 gTalk: xmpp:[EMAIL PROTECTED]