On Thursday 29 May 2008 09:59:02 Leandro DUTRA wrote:

> Se tivessem seguido a evolução do Clipper
> (http://govulcan.net/, http://fship.com/, http://itk.ru/english/ ou
> http://xharbour.org/, por exemplo), talvez pudesse ter sido
> diferente, mas em vez disso tomaram esse caminho do TopConnect, que
> impede ao mesmo tempo a evolução do produto e o uso eficiente de
> qualquer SGBD, por ser um mero tradutor de chamadas a arquivos DBF
> para comandos SQL.

Olá pessoal,

Acompanhando as mensagens do assunto acima, gostaria de relatar algumas
deficiências e propósitos sobre o Flagship (http://fship.com/)

Iniciei estudos em 2005 de SQL x PostgreSQL para migrar minhas tabelas
dbf do FlagShip (suporte para arquivos grandes), para o PostgreSQL.

O pessoal da inso.com.br liberava uma lib para linkar com o aplicativo,
e assim ter acesso ao SGBD, esta lib era mantida por eles. Nos últimos
12 meses eles liberaram o código fonte da lib. Assim podemos compilar o
PostgreSQL e a lib. Até a versão 8.2.5 do PostgreSQL funcionou sem
problemas, mas na versão 8.3 não funcionou mais. Em contato com o Sr.
Alexandre (diretor da Inso), a afirmação é que o código fonte estando
nas regras de open-source eles não fariam mais manutenção no código.

Neste tempo desenvolvi programas em FlagShip para criar as tabelas, bem
como fazer o teste de estrutura das tabelas no schema escolhido. Também
desenvolvi programa para testar nos dbf's a relação de tabelas
pais-filhos, para que ao migrar os dados não gerasse erro pelo
PostgreSQL. Também criei um programa para criar as chaves primárias, e
outro programa para ler os dados dos dbf's e gravar no novo padrão que
vou usar no banco de dados.

Gostaria de saber como colocar o código fonte open-source da biblioteca
de acesso do FlagShip x PostgreSQL para manutenção por profissionais
que desenvolvem em C para que a mesma continue portável neste SGBD.

Neste próximo mês (junho 2008), estava com projeto de iniciar as
alterações no sistema para usar FlagShip x PostgreSQL, mas o fato da
inso.com.br não estar dando suporte ao produto representado pela
Multisoft deixou-me muito inseguro no FlagShip. Não pretendo neste
e-mail relacionar os inúmeros problemas que não consigo resolver. Então
estou pensando seriamente em iniciar estudos com Java x PostgreSQL,
também não pretendo discutir neste e-mail se Java é pesado ou não,
apenas venho estudando outra ferramenta onde haja suporte e solução
para problemas apresentados.

Na questão da biblioteca os fontes estão em arquivo .tgz, se nesta lista
alguém quiser recebê-la é só avisar.

Nos últimos 12 meses mantive contato com outros desenvolvedores que não
conseguiram compilar ou usar a lib, e após 1 e-mail de minhas
experiências estes companheiros conseguiram. Fiquei feliz em ajudar,
mas infeliz por não ter sido resolvido pela origem correta.

Estou postando esta mensagem aqui porque para FlagShip não existe
suporte eficiente, não existe lista de discussão ativa. Os serviços têm
que ser feito sozinho e no escuro. Então peço desculpa se juntei
assuntos off-topic, mas é que no momento em que iria iniciar as
alterações nos programas fiquei numa ilha de 10 m2 (sem
a "palmeirinha").

--
Saudações,

Jocimar de Oliveira