Jocemar Ferreira Garcia wrote:

> Eu pensei numa implementação como essa... mas o detalhe é o seguinte:
> emite-se uma nota fiscal e dessa nota fiscal, gera-se um lançamento de uma
> conta a receber... o cliente paga essa conta com um cheque de metade do
> valor... convencionou-se então, que essa conta seria baixada e lançada
> então
> uma outra conta, com o valor restante... essa conta teria algo do tipo
> "idContaPai"... mas pensando em normalização, a historia de
> auto-relacionamento deve ser uma baita gambiarra ne...

Eu já fiz um sistema gerando um novo registro com o valor remanescente na
mesma tabela, e ja fiz com uma tabela filha (baixas). O primeiro modelo foi
um tiro no pé. Deu muito trabalho pra fazer relatorios, por exemplo. Por
exemplo, fazer um estorno, vc tem que ficar varrendo a thread de parcelas, e
por ai vai.