Senhores, eu sei que muitos que estão utilizando o PostgreSQL são
novatos, estudantes e entusiastas. Sei que não é de bom tom tratar
estas pessoas de forma seca e dura, pois são pessoas que futuramente
vão apoiar a comunidade e utilizar o PostgreSQL em cenários mais
sérios e coisa e tal. Mas hoje me deu os 5 minutos de fúria.

Vamos escrever melhor gente? Eu seu que não sou uma pessoa que
contribui ativamente aqui na lista. Não respondo muita coisa. Mas
venhamos e convenhamos, o nível das perguntas (e muitas vezes das
respostas e comentários também) desanima qualquer pessoa letrada que
se esforça para se comunicar adequadamente.

Antes de disparar com a metralhadora para todos os lados, eu quero
dizer: entendo que os erros de ortografia e de digitação fazem parte
da nossa vida. Eu mesmo cometo erros terríveis no meu blog e nos
e-mails. A língua portuguesa é chata mesmo. Quando estou ajudando o
meu filho de 6 anos a fazer a lição de casa eu percebo como as regras
são confusas: G e J, c, ç, ss, z ou c e q, m ou n, r ou rr, e por aí
vai. Mas inventaram os corretores ortográficos e eles estão aí para
nos livrar da peste, da fome e da danação.

Proponho lançar uma campanha de 5 pontos aqui (a exemplo de zilhões de
campanhas semelhantes em trilhões de listas por aí):

1) O nome do banco de dados livre mais avançado do mundo é
'PostgreSQL' ou simplesmente 'postgres'. Sim, você pode escrever sem
acentos e sem letras maiúsculas. Pode até abreviar para PG numa lista
mais informal como a nossa. Mas não use nenhuma outra forma, ok? É
como mandar um cartão de dia dos namorados com o nome da garota
escrito errado. Na dúvida repita em voz alta para não errar mais:
postgres, postgres, postgres. Dá um bom mantra, é relaxante, tente
novamente: postgres, postgres, postgres...

2) Guarde o miguxes para os seus amigos do tempo do ensino
fundamental. Se você escreve ou até fala assim, guarde este segredo
terrível para você e aqueles que praticam isso. Não abrevie palavras
como se estivesse num chat e principalmente não utilize expressões
escritas propositalmente erradas. Conheço muita gente da velha guarda
que sente dificuldade em ler menssagens assim. O resultado? Não
respondem. Eu não respondo mais e sei de gente muito boa que também
não responde.

3) Descrevam o problema! Gente, nós não conhecemos o seu ambiente, não
vemos os erros que estão acontecendo na sua tela e não sabemos o que
você fez. Nós não vamos adivinhar se você não contar. Dizer
simplesmente: "estou com um problema no postgres e nada funciona aqui"
pode conter o nome do banco de dados escrito corretamente, pode até
fazer um bom uso da língua portuguesa, mas não nos diz nada. Se você
se sente apenas frustrado e quer desabafar, recomendo uma boa cerveja,
ver desenhos animados na TV ou até mesmo conversar com alguém no IRC.
Mas dizer que não funciona e não citar o contexto não vai lhe ajudar.

4) Se o seu chefe/professor mandou você fazer um trabalho com
PostgreSQL para ontem e você precisa de alguém que faça uma parte do
trabalho para você, a lista será um ótimo lugar para você encontrar um
profissional que lhe cobrará um preço justo pelos seus trabalhos. Não,
não vamos fazer o trabalho de graça por você. Por favor não peça.

5) Uma boa pergunta é metade do caminho para encontrar a resposta. Se
você leu a documentação, pesquisou na Internet, testou e não conseguiu
fazer o que você queria, você deve ter uma dúvida. Gaste um tempo na
elaboração da pergunta. Pense um pouco.
  - Se você leu um monte de documentações (principalmente a oficial) e
não entendeu nada, seu problema é de compreensão de texto. Estude
inglês ou português e principalmente leia mais. Um livro por mês seria
uma boa meta para você. Mas pelo menos 2 bons livros por ano é o
mínimo que um cidadão alfabetizado deveria se habituar a ler. Revistas
em quadrinhos são muito legais (eu adoro) mas não contam aqui.
  - Se você testou vários how-tos e receitas de bolo prontas e nada
funcionou, vá ler a documentação oficial antes de sair perguntando. Um
bom tutorial sempre tem referências. Leia as referências. Ocorre que
um tutorial se refere a uma situação específica. Pode não ser o seu
caso. Você pode precisar de adaptações. Para quem tem uma boa base de
conhecimento (por exemplo, para quem leu a tal da documentação...) o
tutorial é muito interessante. Para quem cai de paraquedas, costuma
ser um desastre.
  - Se você pesquisou um bocado e leu um bocado e conseguiu evoluir
até um certo ponto e depois travou. Você deve ter uma genuína dúvida.
Mande um e-mail para nós. Escreva bem, descreva o seu processo e nós
lhe ajudaremos. Mas antes de enviar o e-mail, lembre-se que você
gastou um tempão para chegar onde está. Se você souber exatamente o
que você não está entendendo e souber materializar sua dúvida em forma
de um texto, seu problema estará muito próximo da solução. É muito
comum se passarem 5 ou 10 e-mails numa lista até que as pessoas
entendam precisamente o que você quer saber. Pergunte bem e você terá
uma boa resposta. Mais que isso, você será respeitado pelo seu esforço
em pesquisar antes e também pela sua capacidade de elaboração de
questões relevantes.

Há alguns anos atrás, quando o PostgreSQL começou a ganhar mais
visibilidade no Brasil (no lançamento do PostgreSQL 8.0 para ser mais
exato), houve uma grande tensão na lista por causa da invasão dos
miguxos, analfabetos digitais e até folgados mesmo que caiam
diariamente de paraquedas na lista. Eu não acho que espantar esta
turma nos ajudará em alguma coisa. Mas se as pessoas vem à lista para
aprender alguma coisa, espero aqui estar dando a minha contribuição
pedagógica. Sim, eu sou um brasileiro e não desisto nunca!

Atenciosamente,
Fábio Telles
--
blog: http://www.midstorm.org/~telles/