Fabio,

2009/5/12 Fábio Telles Rodriguez <fabio.tel...@gmail.com>:
> Senhores, eu sei que muitos que estão utilizando o PostgreSQL são
> novatos, estudantes e entusiastas. Sei que não é de bom tom tratar
> estas pessoas de forma seca e dura, pois são pessoas que futuramente
> vão apoiar a comunidade e utilizar o PostgreSQL em cenários mais
> sérios e coisa e tal. Mas hoje me deu os 5 minutos de fúria.

Entendo perfeitamente suas frustrações. Fui moderador da lista do
PostgreSQL-BR no Yahoo! por anos antes de migrarmos a lista para cá e
reconheço estes estágios. Alguns da lista antiga estão por aqui ainda.

O primeiro estágio é tentar educar. O segundo é tentar ser mais
incisivo com os ofensores repetitivos. O terceiro é tentar moderar. O
quarto é reconhecer.

Em listas públicas na internet do dia de hoje, eu acho que é
simplesmente contra-produtivo, tentar mudar a natureza do internauta e
consequentemente dos seus envios para a lista. Vivemos hoje num eterno
"september that never ended"[1] onde o influxo de novos internautas é
sempre maior do que a capacidade dos presentes de educá-los.

É possível tentar e conseguir algum sucesso? É sim, mas a que custo?
Vais perder um tempo desgraçado tentando educar pessoas, boa parte das
quais não querem aprender, tempo que poderias usar para contribuir
mais eficientemente. Quem quer aprender vai aprender observando o que
as pessoas mais respeitadas fazem, com encorajamento e atenção. Quem
não quer não vai aprender nem com surra de bambu.

Talvez o problema seja que estamos com nossos incentivos errados. Com
crianças, é fato que comportamento que recebe atenção é comportamento
reforçado (como ensinado pelo Dr. Glenn Latham, com quem estudei na
USU [2] e [3]).

Na lista, temos feito o contrário: falamos quando alguém faz errado
(reforçamos o comportamento) -- e recebemos grunhidos de "manhêêêêê!"
e "não quero!!!" em retorno -- e não falamos nada quando alguém faz o
certo, deixando passar em branco quem se esforça.

Eu acho que vamos ter mais sucesso e menos cabelos brancos, se
começarmos a ignorar comportamento ruim, e reforçarmos bom
comportamento. Princípios são princípios e funcionam em qualquer
lugar.

Roberto

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Eternal_September
[2]