Fernando Ike escreveu:

[corte]

> Quando os
> novos tentam ajudar ou perguntar acontece uma grande frustração pois
> as respostas são mais lentas, existe discussão sobre o que fazer e
> como fazer.

Não conhecem porque *não* querem. As regras são *claramente* apresentadas ao
se inscrever na lista de usuários (aka esta lista). Se tem gente cobrando uma
conduta é porque a mesma está descrita em algum lugar.

>   Esta frustração é maior em grupo de usuários pois há uma falta de
> objetivo claro do grupo de usuário, pois qual o objetivo principal? É
> ter novos usuários ou ter novos voluntários contribuindo com o
> PostgreSQL?

Ambos. Isso não quer dizer que novos usuários devam ter uma conduta
desleixada. Pelo contrário, se é novato, deveria observar para aprender com
aqueles que estão ali a mais tempo.

> Um pergunta mal formulada,
> mal escrita eu costumo não ler, uma pergunta clara e se já não estiver
> respondida por alguém da lista eu respondo.

Concordo contigo. Mas, às vezes, temos que dar uns "puxões de orelha" como já
fizeram vários gurus da lista como Mello, Dutra e por último o Telles.

>   O seu email sempre me traz uma pergunta recorrente: "Qual o objetivo
> do grupo de usuários PostgreSQL Brasil"

Eu respondi esta pergunta a exatamente duas semanas durante a palestra
"Universo PostgreSQL" [1] no PGDay-RO. Eis a resposta:
(i) divulgar o PostgreSQL
(ii) incentivar o uso
(iii) apoiar eventos relacionados

[1] http://timbira.com/presentations/pgday_ro_2009/universo_pg.pdf