2009/6/5 Nilson Chagas <nilson.chagas.si...@gmail.com>:

> Legal, chegando em casa vou testar.
>
> No caso posso criar um trigger no before insert e gravar
> to_char(current_timestamp,'YYYYMMDDHHMISSUS')
>
> Pq se eu não já gravar sem a pontuação, vai ficar ruim manipular depois.

NÃO!
O PostgreSQL não grava esta string em seu banco.
Ele grava um campo de 8 bytes contendo o número de microssegundos que
seu instante de tempo dista de meia-noite de 01 de janeiro de 2000 (se
for negativo é anterior, se positivo posterior).

Você exibe este dado ou da forma padrão - definida no parâmetro de
configuração DateStyle - ou da forma que quiser utilizando a função
to_char. Esta é apenas uma questão de exibição do dado armazenado isto
é, como converter aquele dado em uma string legível por humanos.

Por analogia imagine o conteúdo de um byte. Eu posso exibi-lo como um
número decimal, um número binário ou um número hexadecimal. O conteúdo
é o mesmo apenas a forma de exibição é diferente.

Osvaldo