2009/8/31 Andre Fernandes <fernandes.an...@gmail.com>:
> Boa tarde,
>
> Na ordenação alfabética oficial do Brasil,
> Thais Alves Soares
>
> vem antes de
> Thaisa Soares de Araujo
> A ordenação de nomes em português leva em conta primeiro o primeiro nome,
> independente dos sobrenomes, e depois os sobrenomes, sequencialmente.

Você "acha" que é dessa forma ou pode comprovar que existe uma norma
oficial determinando tal comportamento?

> Como Thais vem antes de Thaisa, o primeiro nome vem antes do outro, o que é
> exatamente o que dita a gramática do português.

A ordenação padrão do PostgreSQL para o português não leva em conta
eventuais espaços ou sinais de pontuação existentes entre as partes da
cadeia de caracteres.
Assim veja esta classificação:

bdteste=# VALUES ('Thaisa Soares de Araujo'),('Thais Atves
Soares'),('Thais A S O A R E S Araujo'),('Thais A. S. O. A. R. E. S.
de Almeida') ORDER BY 1;
                column1
 Thais A S O A R E S Araujo
 Thais A. S. O. A. R. E. S. de Almeida
 Thaisa Soares de Araujo
 Thais Atves Soares
(4 registros)

Isso já foi discutido aqui nesta lista e, pelo que me lembro, não
conseguiram localizar nenhuma norma oficial da lingua portuguesa que
determinasse outro tipo de comportamento.

Osvaldo