Boa tarde,
Realmente o que teu gerente quer é o correto gramaticalmente, no entanto, o
banco ordena (pelo que me lembro) ignorando os espaços, como se fosse uma
única string contínua.
Uma forma de minimizar esse problema poderia ser separar nome e sobrenome em
colunas diferentes, assim ordena-se primeiro pelo nome, depois pelo
sobrenome (order by first_name, last_name ).
Infelizmente essa solução ainda não resolve problemas com nomes compostos,
mas ameniza um pouco a dificuldade encontrada em ordenar os termos
alfabeticamente e ficaria mais próximo do que teu gerente deseja.

Abraços,
André.

André de Camargo Fernandes