2009/9/1 Andre Fernandes <fernandes.an...@gmail.com>:
> Boa noite,
>
> Não é achismo, a regra de ordenação em língua portuguesa (não mencionei nada
> sobre banco de dados ou colates, apenas gramática) explicita que toda
> ordenação alfabética deve comparar inicialmente nomes simples. Se estes
> forem compostos, então o primeiro nome de cada um dos nomes compostos deve
> ser comparado. No caso de igualdade, compara-se os demais sequencialmente,
> até encontrar diferença.
> Se um texto terminar antes de outro e, até sua última letra possuem a mesma
> [...]

Este problema de ordenação é antigo e consta de diversas threads desta lista.
Pelo que me lembro a causa é a biblioteca glibc e, creio, ainda não
foi modificada.
Quando eu mencionei "acha" foi porque para modificar a forma de
ordenação para a língua portuguesa seria necessário uma *norma
oficial* determinando como se fazer a ordenação.
Acontece que tal norma, pelo que eu saiba e pelo que já colocaram
nesta lista, simplesmente não existe. (repare que estou falando de
norma oficial não de bom senso)

Em uma thread de outubro de 2006 Walter Cruz postou uma possível solução:
http://www.nabble.com/ordena%C3%A7%C3%A3o-e-libc---uma-poss%C3%ADvel-solu%C3%A7%C3%A3o-(podem-me-ajudar-a-testar-)-to6883324.html#a6883324

Outra possível solução é usar o FreeBSD (ele não usa a glibc)!

Talvez o Euler possa esclarecer melhor.

Osvaldo