Colega;

a - recordei-me agora de uma palestra da Oracle, no ano de 1999 - sim, já fazem
10 anos - em que arguí um representante da mesma sobre onde eu deveria investir
em conhecimentos para o meu futuro como Analista de Sistemas, e o mesmo
prontamente me respondeu: em Java;
b - não concordo que a Oracle tenha dado um tiro no pé, pois a mesma hoje detém
quase 50% do mercado, mas cada um com a sua opinião;
c - por favor, você poderia especificar um site de sua confiança com
informações de benchmarks do Post?
d - arquivo-texto é uma coisa, Sistema Gerenciador de Banco de Dados, é outra,
assim como são necessárias 64 regras para que um banco de dados utilize o
modelo relacional. Já fui DBA do SQL Server na época do NT (nem dá para contar
como eu sofrí), e vou ter de aprender o DB2 para breve. Trabalho para uma
empresa que desenvolve um ERP que deve rodar em qualquer banco. Quem escolhe é
o cliente;
e - a melhoria que eu gostaria é óbvia: o PL/pgSQL igualzinho ao PL/SQL!!!   :-)

  E finalmente: hoje sou DBA, e há muito não acompanho nada sobre o Developer,
mas a versão 11g do Forms foi lançada à pouco, no dia primeiro de Julho, para
ser mais exato. No dia 31/01/2008, a mesma deixou de oferecer o suporte
extendido, mas para a versão 6i!

  De fato, no site da Oracle, em
http://www.oracle.com/technology/products/forms/pdf/10g/ToolsSOD.pdf,
encontramos o seguinte:

Oracle Forms and Reports
Oracle has no plan to desupport these products. Furthermore, new version of
Oracle Forms,
Oracle Reports will continue to be released as part of Oracle Fusion Middleware
and Oracle
Forms 11g and Oracle Reports 11g are components of Oracle Fusion Middleware 11g.
In line with our product strategy, future development activities will be aimed
at smoother
version-to-version upgrade, integration with features of the platform/
technology stack and
product stability.

  Entendido que o Forms agora faz parte do Oracle Fusion Middleware, procurei
em
http://www.oracle.com/support/library/brochure/lifetime-support-middleware.pdf
maiores informações sobre o suporte, e encontrei, em "Oracle Fusion Middleware
Releases", a informação de que o Oracle Fusion Middleware 11gR1 (11.1.1.1.0)
terá suporte até Junho de 2017.

  Então, colega, onde é que você obteve a informação de que a Oracle abandonou
e não vai dar mais suporte à esta ferramenta?