2010/1/4 Leandro DUTRA <leandro.gfc.du...@gmail.com>:

> Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Não exatamente, mas eu já vi isso.

> ORM não significa desenvolvimento mais rápido, dependendo do
> ferramental e do projeto; ausência de ORM não significa configuração
> de conexão espalhada.
Não exatamente, mas eu também já vi isso.

> Rapaz, a gente programava em COBOL e DB2 sem nada desses problemas…
Creio que existiam documentação, boas práticas, acordos entre os programadores.

O problema é trocar um ORM por nada destas boas práticas.
Se você escolher fazer tudo, mas fazer tudo bem feito, legal! É muito melhor.
É que estava no meio da conversa o prazo e tudo bem, não existe uma
relação muito claro.

> creio que tua experiência com programadores, e (ou) teu conhecimento
> de ambientes de programação, devem ter sido restritos a coisas muito
> recentes, e muito ruins.
Exatamente, no caso, experiência com programadores e *professores* ruins.
Eu pensava: "Isso não está certo!" e continuei estudando.

> Desculpe se parece desprezo, não é.  É espanto.

Não, não pareceu.

--
Tarcisio F. Sassara