Isto está esquentando -
No bom sentido (pode resultar em boas idéias);
No mau sentido (alguém pode se "magoar"...).

Nãp quero por muita lenha, mas ai vai:

On Monday 04 January 2010 21:20:39 Tarcísio Sassara wrote:
> [...]

Se o "camarada" tem tendência a "mirabolantes" (citado em outro e-mail), não
vai ser a presença ou ausência do ORM ou outra coisa que vai impedir, ele
sempre vai achar um lugar para "mirabolar", talvez seja assunto para
departamento de pessoal ou equivalente resolver :( .

> Não exatamente, mas eu já vi isso.

> Não exatamente, mas eu também já vi isso.

Pegou pesado, mas a idéia é essa, na época do Xenix eu era
digitecprogramalista, era feliz e não sabia.

Os tempos mudaram, mas algumas coisas são apenas confusão de modinhas, não
concordo quando diz "mal necessário", creio que isso é coisa que não existe,
existe às vezes comodismos (e desnimo de quem luta(mos) pelo não comodismo),
sempre que falam em "mal necessário" uso o exemplo de "quebra-molas", parecem
ser mas seriam totalmente banidos com um pouco mais de educação, mas é outro
assunto que pode render e sair do foco da discussão

> Creio que existiam documentação, boas práticas, acordos entre os
> programadores.
>
> O problema é trocar um ORM por nada destas boas práticas.
Isso está correto.
> Se você escolher fazer tudo, mas fazer tudo bem feito, legal! É muito
> melhor.
"Fazer tudo", é muito vago, sempre temos que partir de algo, mas a idéia é por
ai, talvez gastar mais tempo para afiar o machado nates de se por a cortar
árvores, apesar que, no Brasil, isso é mal visto.
> É que estava no meio da conversa o prazo e tudo bem, não existe uma
> relação muito claro.

> Exatamente, no caso, experiência com programadores e *professores* ruins.
> Eu pensava: "Isso não está certo!" e continuei estudando.
Também é o caminho, e mais, *não acreditar* que:
A Oracle (ou Sun, ou MS) escreveu em sua página, então deve ser verdade
absoluta!

> Não, não pareceu.

Espero não ter posto fogo na barraca!

[]'s