Bom dia!

Amigos, muito obrigado pela ajuda!

Com o auxílio de vocês conseguimos exportar as colunas corretamente.
o procedimento adotado foi um backup e um restore com encoding mais
adequado.

os comandos executados foram:
pg_dump -h 192.168.0.1 -U postgres bancodados -Fp --encoding=ISO88591
--file=dump_db.sql

e o restore

psql teste < dump_db.sql

O banco teste criado localmente ficou com todos os caracteres especiais,
permitindo agora a sequencia no meu trabalho.

Um ótimo Natal para todos

Att

Douglas