> Em minha opinião, o presente caso só pode ser atribuído à alteração do
> tipo de dados da base. Para mim não ficou claro se o Vinicius
> recarregou a tabela após a modificação ou fez um update com a cláusula
> USING no comando ALTER TABLE.

Osvaldo. Eu fiz um ALTER TABLE sem a cláusula USING. Pois converti de um
NUMERIC( 18, 2 ) para um de NUMERIC( 14, 4 ). Todos os testes estão nos
emails anteriores.

Pois bem, agora em casa, estou fazendo uns testes também. Criei uma nova
tabela com o tipo NUMERIC( 14, 4 ). E...vualá, o problema não ocorre mais.

O problema simplesmente desapareceu, eu apaguei a tabela e a criei de
novo...Por enquanto, já fiz vários testes e nada de o problema reaparecer.

Eu não sei o porque disso, talvez o Flávio saiba, pois ele questinou como
"pergunta de ouro" e realmente, isso é a fonte do problema.

Mas eu ainda questiono, mesmo após fazer a alteração da tabela, e
tal...Porque será que acontece isso? Alguma coisa aconteceu na hora da
conversão.

Eu ainda não tenho conhecimento da estrutura interna do PostgreSQL, mas
logo logo, quero começar a estudar, quem sabe daqui uns 2 ou 3 anos eu
consiga responder este tipo de questão.