Em 5 de agosto de 2013 02:06, Danilo Silva
<danilo.dsg.go...@gmail.com> escreveu:
> Pessoal,
>
> O banco cresceu!!!

Cresceu para quanto? Nos dê uma ideia de valores.

> Por falta de recursos de hardware,

Quais recursos de hardware estão faltando hoje? Espaço em disco?
Desempenho em disco? Memória, CPU?

> e a lentidão que está atrapalhando algumas rotinas,

Quais rotinas? Como você faz o backup hoje?

Ver artigo "Dump não é backup: http://savepoint.blog.br/dump-nao-e-backup/
E também a palestra do Flávio no PGBR2011: "Meu ambiente cresceu e eu
não planejei. E agora?"
http://pgbr.postgresql.org.br/2011/palestras.php?id=53

> foi decidido efetuar uma *limpeza*, removendo
> os registros antigos, deixando somente os últimos 3 meses, sendo que o que
> for removido, deverá ficar, de alguma forma, disponível para consulta.

Você pensa em criar uma base histórica no mesmo servidor ou montar um
novo servidor com a base histórica?

Existem várias alternativas para isso, como alguns comentaram uma
delas é o particionamento. Mas particionamento está longe de ser algo
simples.

* http://savepoint.blog.br/particionamento-de-tabelas-no-postgres-quando/
* http://savepoint.blog.br/particionamento-de-tabelas-no-postgres-como/
* http://savepoint.blog.br/particionamento-de-tabelas-no-postgres-detalhes/
* http://savepoint.blog.br/particionamento-de-tabelas-no-postgres-automatizando/

> O que é indicado/recomendado para este cenário?

Você precisa dar mais detalhes sobre o seu cenário para podermos
avaliar. Em todo caso, deixei aí algumas dicas que já podem lhe ajudar
a pensar no assunto.

Fábio Telles Rodriguez
blog: http://savepoint.blog.br
e-mail / gtalk / MSN: fabio.tel...@gmail.com
Skype: fabio_telles

Timbira - A empresa brasileira de Postgres
http://www.timbira.com.br