2014-02-05 Cicero Neto <cicero....@gmail.com>:
> PARA OS DBAS jr ou candidato há ..

Para quem não respeita a netiqueta, maiúsculas são grito e não são bem vistas.

Também é bom saber escrever português.  Há candidados a DBA júnior,
mas não se pode confundir o verbo haver (há) com a partícula ‘a’.

> ÍNDICE LOCAL É QUANDO A INDEXAÇÃO É FÍSICA

E o que seria indexação não física?  Lógica?  Espiritual?  Indexação,
em SGBDs, é um conceito exclusivamente físico.

> OU SEJA DIRETO NA TABELA, COMO UMA PK

Chaves são conceitos lógicos, e índices físicos; mas os índices
associados a chaves não diferem em nada de outros índices, nem mesmo
se forem chaves primárias.  Todo índice ou chave é obviamente ligado a
uma tabela, mas é uma estrutura separada.

> ÍNDICES ORBITAIS COM O PRÓPRIO NOME DIZ, ORBITAM A TABELA

Isso não faz sentido.  Nunca vi esse conceito em SGBD nenhum, muito
menos na teoria.

> SÃO TABELAS DE ÍNDICES AUXILIARES

Índices e tabelas não se confundem: não há nem ‘tabelas de índices’,
nem ‘índices auxiliares’.  Não que eu me lembre.

> COMO SE FOSSE O ÍNDICE DE UM LIVRO.

Entendo um pouco de livros, e um pouco de SGBDs.  Os dois têm em comum
conterem informações, mas certamente não muito mais do que isso.  Essa
tua símile não carrega informação nenhuma.

> ISSO
> GERA I/O (vocês sabem o que é I/O né?) no disco, sobrecarrega o BUFFER .

Falaste, falaste, e não disseste nada.

> SOU PROFISSIONAL DE TI A 30 ANOS, DBA SR A 15.

Ai de teus usuários.

> leio muita coisa postada aqui

E, pelo jeito, não entendeste nada.

Tenho que te pedir para não responder mais nenhuma pergunta técnica,
por óbvia falta de capacidade de comunicação, provavelmente de
conhecimento básico também.  Embora a gente se preocupe em corrigir,
isso desperdiça tempo de todos e, em especial, confunde os novatos.  E
o que dizes nem são os enganos comuns de novatos, que acabamos
ensinando (e até aprendendo) algo, ao corrigir.  Limite‐se a
perguntar, por favor, até aprender mais.

Uma dica: decorar regras para aplicar sem entender não é conhecimento,
é decoreba.  Essas regras impedem que a experiência gere conhecimento,
abandone‐as e estude os conceitos básicos.  Só depois volte a se
preocupar com produtos e tecnologia.

--
skype:leandro.gfc.dutra?chat      Yahoo!: ymsgr:sendIM?lgcdutra
+55 (61) 3546 7191              gTalk: xmpp:leand...@jabber.org