*Boa tarde Douglas!*

Colega, evite o top posting, por favor.

     Não tive nenhum contato com RDS da Amazon, mas recordo de um caso
que tive na empresa onde trabalho, que envolvia problemas com alta
latência do link.
     O fato era relacionado ao uso de uma instância free - não recordo o
nome, mas posso pesquisar nos registros caso queira.
     Posteriormente descobrimos que somente as instâncias pagas possuem
um alto desempenho no link.
     Tal episódio nos ocorreu em decorrência de alguns testes que
estávamos realizando, e até aquele momento não havíamos tido contato com
os serviços da Amazon.

Alan, você não estaria confundindo taxa com latência?
Realmente, as instâncias de menor capacidade da AWS (não importa se gratuitas ou não) ficam em máquinas mais antigas, com placas de rede de 100Mbps compartilhadas entre diversas máquinas virtuais, o que faz com que o desempenho da rede seja péssimo. Mas, normalmente, a latência (tempo de ping) é similar em qualquer máquina dentro da mesma região AWS.

Eu tenho clientes em vários cantos do mundo, tudo o que fazemos é alocar máquinas em região o mais próxima possível do cliente. Já a seleção do tipo de instância, está mais relacionado ao desempenho esperado do servidor do que com a latência.

Quem quiser algumas ferramentas de teste de latência :

http://www.pingtest.net/ - mede o tempo de resposta de onde você está até um servidor em algum lugar do mundo que você seleciona num mapa.

http://www.verizonenterprise.com/about/network/latency/ - traz uma tabela de latência média entre diversas regiões do mundo onde a Verizon tenha serviços.

http://www.internetweathermap.com/map - mostra as piores latências entre dois internet hubs

Existem algumas outras...