> Colega, evite o top posting, por favor.

Sem problemas Flávio. Você e o pessoal da lista já devem ter percebido que
eu não estou habituado às boas práticas. Chamem a minha atenção quando
necessário ;)

> Alan, você não estaria confundindo taxa com latência?
> Realmente, as instâncias de menor capacidade da AWS (não importa se
> gratuitas ou não) ficam em máquinas mais antigas, com placas de rede de
> 100Mbps compartilhadas entre diversas máquinas virtuais, o que faz com que
> o desempenho da rede seja péssimo. Mas, normalmente, a latência (tempo de
> ping) é similar em qualquer máquina dentro da mesma região AWS.

Sim, pode ser que eu realmente esteja confundindo, infelizmente não tenho
grande conhecimento em redes, e eu só acompanhei o caso, não cheguei a
levantar todos os dados pessoalmente. Entretanto a instância utilizada era
na Virginia. Eu sinceramente penso que o problema em questão era devido a
mais de um fator: instância alocada em região distante, baixos recursos do
servidor, e o último fato que você mesmo comenta sobre o desempenho da rede
nas instâncias de baixo recurso - infelizmente não tenho como afirmar nada,
é só "papo-furado" por hora.

> Eu tenho clientes em vários cantos do mundo, tudo o que fazemos é alocar
> máquinas em região o mais próxima possível do cliente. Já a seleção do tipo
> de instância, está mais relacionado ao desempenho esperado do servidor do
> que com a latência.

De novo, mais um pouco de "papo-furado" de minha parte, mas eu penso que
vai de encontro com o que eu comentei acima.

> Quem quiser algumas ferramentas de teste de latência :

Agradeço por compartilhar essas ferramentas, e por dispender tempo no
assunto me respondendo.
Espero ser mais útil nos próximos comentários...

Alan Formagi.